Açaí Surf Mooca


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Açaí - Tudo de bom!

Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart., Palmae), planta típica de várzea.
 É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos
pré-colombianos.

O açaí é um alimento muito importante da dieta amazônica. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido para o resto do mercado nacional durante os anos 80 e 90.

O açaizeiro é muito semelhante à palmeira juçara
(Euterpe edulis Mart.) da Mata Atlântica, diferenciando-se por crescer em touceiras de 3 a 25 estirpes (troncos de palmeira). Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estirpe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorágico).



O Açaí é uma rica fonte de fibras, fósforo, sais minerais, cálcio, potássio, ferro e vitaminas. Segundo estudos, o fruto contém uma substância chamada antocianina que age aumentando o HDL (bom colesterol) e baixando o LDL (mau colesterol), em conseqüência disso diminui bastante o risco de ocorrer doenças cardiovasculares.Além disso, o açaí contém um outro componente muito importante, o ferro que é recomendado para o tratamento da anemia e o fortalecimento dos músculos.A fruta, típica da Região Amazônica, que até certo tempo era pouco valorizado por ser um alimento para o caboclo hoje está ganhando mercado e sendo valorizado em todas as regiões do Brasil e até no exterior, que devido seus valores nutricionais e energéticos têm sido exportado em grande escala.O açaí é considerado um excelente energético natural para pessoas que exercem funções de estresse físico e mental e pela grande quantidade de fibras facilita o transito intestinal.Por estes motivos, o açaí é apreciado por atletas, pois ele é indispensável no transporte de oxigênio para as células, e recomendado para todas as pessoas, inclusive as que fazem dieta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário